Uma das maiores belezas naturais do planeta é a variedade da sua flora, com uma infinidade de espécies de flores e plantas no mundo todo. Mas por que deixar para admirá-las somente durante os passeios em florestas e reservas naturais se você pode cultivar suas flores para decorar a sua própria casa?
Decoração na medida certa
Cultivar flores é uma forma simples de colocar cor em ambientes sóbrios. Para os que preferem não se arriscar nos ornamentos coloridos, os girassóis, gérberas e rosas podem compor uma decoração com pontos de destaque sem pesar no todo.
Por que ter plantas e flores em casa?
Flores naturais são sempre uma boa opção na hora de decorar, mas além disso, as plantas também promovem bem-estar psicológico, reduz os níveis de estresse e podem inclusive aumentar a produtividade em ambientes de trabalho. Conheça mais benefícios:
- Providenciam a limpeza do ar
Plantas são especiais também por terem a capacidade de limpar o ar. Através do processo de fotossíntese elas absorvem o ar poluído e o transforma em oxigênio. Além disso, elas umidificam o ar no processo natural de transpiração. E isso é bom não só para o ambiente, mas também para os moradores da casa que terão mais qualidade respiratória.
- Inspiram criatividade
Se um dia você for acometido por um bloqueio criativo, vá para um local com muito verde. Folhas coloridas, como as da espécie cróton, inspiram e energizam o que está ao redor – inclusive você!
- Diminuem o stress
De acordo com um artigo do Journal of Environmental Psychology, ter plantas com flores ajuda a diminuir os níveis de estresse. Uma opção são os antúrios que têm flores exuberantes.
- Acalmam o olhar
Muitas pessoas acreditam que tudo que você tem a fazer é olhar para uma planta quando seus olhos estão irritados ou cansados, como quando ficamos horas na frente de um computador, para aliviar a tensão ocular.
- Fornecem energia
A cor vermelha em plantas e flores é bastante estimulante, além de aumentar o apetite, é capaz de dar aquele gás na energia. Opte por utilizar essa cor no banheiro para te estimular na hora de se arrumar para sair de casa.
Se convenceu a adotá-las na decoração do seu lar doce lar? Mas atenção, as plantas exigem cuidados. De modo geral, podemos destacar três elementos essenciais: água, luz e nutrientes. Cada espécie requer esses tais elementos com intensidades diferentes para crescer felizes e se manterem belas.
Plantas de ciclo perene e anual – Entenda!
Outra informação interessante para quem quer plantar suas próprias flores é saber a diferença entre plantas de ciclo perene e de ciclo anual. As plantas anuais são aquelas cujo ciclo de vida tem duração de 1 ano, isso significa que em um prazo de 12 meses, esse grupo de plantas germina, cresce, floresce, frutifica, espalha suas sementes e morre. Após o ciclo de 1 ano, essas plantas precisam ser removidas do jardim e o canteiro deve ser refeito.
Já as plantas perenes são aquelas com duração de ciclo de vida indeterminada. Mas isso não significa que elas vivem para sempre, e sim que duram mais de dois anos.
E aí, gostou das nossas dicas? Baixe nosso catálogo de vasos, procure uma distribuidora próxima de você e não deixe de ter mais vida e beleza na sua casa.